sexta-feira, dezembro 19, 2008

Ontology-base Semantic Integration Scheme for Medical Image Grid

Autores com nomes chineses complicados, novamente do CCGrid 2007.  Esse artigo e o de ontem são da sessão de semântica, que aparentemente só existiu no CCGrid 2007, pois não achei a mesma na versão mais recente de 2008 e nem na versão 2006.

Aqui é apresentada a problemática da integração de dados no sistema MedImGrid, que acredito ser uma grade chinesa para troca de informações de medicina. Como as várias instituições que fazem parte do sistema tratam muitas vezes de problemas distintos da medicina (por exemplo, uma clínica de aborto e um centro de fisioterapia), é necessário algum sistema eficiente para tratar dados que nem sempre pertencem ao mesmo contexto, mas podem ser consultados em conjunto por algum usuário da grade. Pelo menos nesse artigo, a preocupação mesmo são os dados.

A solução que eles encontraram foi criar uma hierarquia de ontologias. Cada setor dentro um hospital tem uma ontologia, que por sua vez troca informações com a ontologia do hospital, baseada em uma ontologia geral. Para auxiliar na definição dos termos, uma padronização de termos técnicos médicos chamada HL7 foi utilizada. Além disso, uma arquitetura composta de agentes responsáveis pela coleta de dados e componentes capazes de integrar e gerenciar as ontologias é apresentada, com seu desempenho avaliado. Acho que seria uma boa contribuição tentar extender essa arquitetura para uma estrutura genérica, pois essa organização hierárquica de ontologias parece ser muito inteligente mesmo. Vou olhar com mais cuidados as referências.


Post a Comment

Nenhum comentário: