quinta-feira, janeiro 15, 2009

Semantics and Knowledge Grids: Building the Next-Generation Grid

Autores: Mario Cannataro, Domenico Talia
Publicado em: IEEE Intelligent Systems, Janeiro/Fevereiro 2004

Assim como a Web está movendo seu foco de informação e comunicação para um infra-estrutura de entrega de conhecimento, as grades estão se distanciando de apenas computação e gerência de dados para uma infra-estrutura de conhecimento ubíqua global. Essa mudança de direção se deve ao fato que hoje a humanidade produz mais dados do que é capaz de processar, sendo que a maioria do conteúdo das bases de dados tendem a ocupar grande espaço e serem acessados apenas esporadicamente, sem por isso perderem importância. As grades semânticas e os serviços de descoberta de conhecimento permitem a abstração das complexidades de utilização da grade e soluções como a OGSA e arquiteturas P2P podem torná-la mais eficiente.

A Web Semântica permite a elaboração de informação com mais qualidade e precisão, permitindo o processamento automático por agentes e melhorando a iteração humana. Boa parte da pesquisa feita nessa área está voltada para a definição de linguagens para ontologias e ferramentas para melhor defini-las. As grades semânticas são aplicações das tecnologias de Web Semântica em grades. A OGSA integra aos web services tradicionais algumas qualidades importantes para as grades. O mais importante seria a manutenção de informações de estado, que permitem a gerência de recursos abstraídos por serviços.

Peer-to-Peer é um conjunto de tecnologias e metodologias que permitem a um conjunto de computadores colaborarem em uma rede de iguais (peers) sem coordenação central. Do ponto de vista das grades, os aspectos mais interessantes das redes P2P são a escalabilidade, configuração automática, gerência autonômica, descoberta de recursos dinâmica e tolerância à falhas.

As principais características que as grades devem adquirir são: gerência e descoberta de conhecimento, modelagem semântica de seus componentes, computação ubíqua, criação dinâmica de organizações virtuais e configuração automática.

Comentário:

Artigo muito fraco na minha humilde opinião. Muito fácil pegar as tecnologias do momento e juntar toda em um pacote e vender como a onda do futuro. Não traz nada de realmente concreto e novo para as grades.



Post a Comment

Nenhum comentário: