quarta-feira, maio 06, 2009

Wolverine: uma boa adaptação.

É isso mesmo. Gostei de Wolverine. A opinião geral é que o filme é confuso, cheio de cenas que nada acrescentam e com personagens mal desenvolvidos. Tais "qualidades" são encontradas facilmente em boa parte das histórias em quadrinhos do personagem. Então, uma boa adaptação, conseguiu adaptar a confusão que Marvel sempre fez com o personagem, imitando até mesmo as intervenções editorias (o filme que teve refilmagens poucos meses antes do lançamento).

Nos quadrinhos, durante um bom tempo, não sabíamos a origem do Wolverine. Lembro até de uma edição da editora abril (acho que era Wolverine 28) que mostrava a infância de Wolverine no Canadá como um índio. Também sabíamos que as garras eram de adamantium, nada havia sido mostrado sobre um passado com garras de osso. Depois que Magneto arrancou o adamantium de Logan pelos poros da pele, deram um jeito de surgir com as garras de osso, pois o personagem não podia perder o seu principal appeal. Adeus a continuidade com Arma X, uma de suas melhores histórias. Inventaram então uma minissérie para criar um Wolverine com garras de osso, o que acabou na tela em poucos minutos de projeção. Veja só, é confuso mesmo. A Marvel não teve colhões para criar uma origem simples para um personagem que era bom por ser simples, qualquer escritor que assumia fazia o que quisesse. Era bom quanto tínhamos uma dupla como Claremont e Miller, mas o descontrole acabou nesse samba maluco que é a vida de Wolverine. Um filme para adaptar isso aí só podia acabar no caos mesmo. Essa explicação também serve para explicar porque Batman teve esses dois ótimos últimos filmes. A DC, apesar de vender menos, é bem mais organizada na manutenção de sua continuidade. A famosa Crise das Infinitas Terras ocorreu justamente para manter um controle sobre o universo dos personagens, enquanto a Marvel faz crossovers para vender revista. Um personagem mais organizado e estruturado nos quadrinhos facilita na hora de querer fazer um filme com as mesmas qualidades.

Talvez o principal problema, já evidente em X-Men 3 e exacerbado em Watchmen, é o vômito de fatos. Muita coisa em pouco tempo, péssimos ganchos, sensação de artificialidade. Quem já acompanhou alguma série mensal da Marvel sabe o que é isso. A maioria não está acostumada, daí as críticas negativas. Pelo menos as ótimas cenas de ação estão redendo uma boa bilheteria. E a surpresa no final garante que eles pretendem adaptar um arco de histórias mais integrado, Wolverine no Japão, apanhando dos samurais com espadas de pau. Não há mais necessidade de introduzir o personagem, já fizeram isso duas vezes. Talvez daqui a dois anos seja a vez de ver um Wolverine um pouco menos confuso. Infelizmente que é fã sabe que um filme do Wolverine com classificação menor do que 17 anos não tem como ser perfeito!!!!
Post a Comment

Nenhum comentário: