sábado, agosto 15, 2009

Uma Dupla Perfeita (Nokia n800 + Nokia 3120).

Eu tenho um Nokia n800. Comprei no submarino, na última promoção, paguei menos do que 500 reais. Adorei o tablet, rodando maemo linux me senti em casa. A touchscreen funciona muito bem, prefiro as telas que exigem a caneta, não gosto de deixar a tela com marcas de dedos e a canetinha é até bem precisa. A ausência do teclado físico (só tem no n810) é uma pena, mas já me acostumei com o teclado virtual. As especificações completas são (fonte http://en.wikipedia.org/wiki/N800):

* Processor: OMAP2420 microprocessor with a native speed of 400 MHz
* Memory: 128 MiB of RAM and 256 MiB of flash memory.
* Connectivity: IEEE 802.11 b/g, Bluetooth 2.0 and USB 2.0 OTG high-speed.
* Display & resolution: 4.1 inches 800×480 at 225 dpi (the same as the 770.)
* Expansion: 2 full-sized Secure Digital card slots, only cards up to 8 GB are supported
* Camera: built-in pop-up rotating webcam.
* Audio: microphone, stereo speakers, FM radio tuner, 3.5-mm headphone jack
* Operating system: Linux-based Internet Tablet OS 2008
* The N800 supports Skype internet calls and Flash Player 9 as of July 6, 2007

A primeira crítica que fizeram a ele quando recebi é que não havia suporte a rede celular. É uma reclamação típica daqueles que compram smartphones high-end e não acessam a internet a partir deles para não gastar crédito. Sem dar muita trela a essas reclamações, fui usando o bichim e cada vez gostando mais. O fato de ser Linux já garante uma boa quantidade de aplicações conhecidas e várias outras podem ser portadas. Por exemplo, para mensagem instantânea, uso o bom e velho Pidgin. Mais tive que admitir que um acesso via rede celular faz falta. Procurando por soluções, sem muito stress achei uma eficiente. Na época tinha um Nokia 6555.



O Nokia 6555 é um celular mediano, trata-se de uma opção para quem quer ter 3G e não pode/quer pagar mais do 500. Como tanto o tablet e o celular tem bluetooth, o 6555 deveria servir como modem para o n800, não é? Felizmente, isso é verdade. E melhor, com poucos cliques você faz a configuração. Apesar de não ter um plano 3G, a velocidade normal da Oi é mais do que suficiente para navegação simples e e-mail (como usuário 3G da Claro, sei que o 3G não passa de uma grande fraude). E o que muitos vêem como desvantagem, ter dois aparelhos é muito útil, posso deixar o tablet em casa quando achar que não é seguro e levar apenas o celular. Algo que não dá para fazer com um IPhone ou Nokia E71. Infelizmente essa vantagem se fez necessária.

Acabei sendo roubado. No dia, estava apenas com o 6555, sendo que só ele foi levado. Como foi não a primeira vez que fui roubado a mão armada, na mesma noite já comecei a pensar em um substituto. Meu objetivo era comprar um igual, mas não achei em canto nenhum. Minhas exigências eram simples: custar menos que 500 reais, ser 3G visando um futuro onde 3G funcionasse no Brasil e ter cartão de memória (para poder ser usado como pendrive). Depois de procurar um pouco, comprei aqui em Fortaleza mesmo o Nokia 3120 Classic.



Essa foi tirada pela câmera do tablet, dá para ver que não é das melhores, mas serve para vídeo conferência. Um celular muito bom para seu preço. Além de atender minhas exigências, ele tem câmera de 2 megapixels com flash, rádio e toca Mp3. As especificações (http://en.wikipedia.org/wiki/Nokia_3120_classic):

*Screen: TFT, 240 x 320 pixels, 16M colors
*Camera: 2 Megapixels
*Second camera: VGA video call camera
*Operating system: Series 40
*Memory: 30 MB internal
*Memory card: microSD (TransFlash)
*Networks: 2G: GSM-850 / GSM-900 / GSM-1800 / GSM-1900
*3G: UMTS-850 / UMTS-2100, UMTS-900 / UMTS-2100, or UMTS-1900 depending on region and carrier
*Connectivity:microUSB, Bluetooth

Acho que é o máximo que o Series 40 pode oferecer em termos de usabilidade. E funciona muito bem como modem para o n800. A foto abaixo foi tirada do 3120, com configuração para baixa qualidade. Eu deixei a configuração em baixa qualidade para poder enviar via rede celular sem gastar muito crédito, o que permite que atualize o blog com fotos de onde estiver em tempo real (ainda estou atrás de uma utilidade para isso).



Com dois aparelhos que juntos custam menos do que 1000 reais, posso ter mais funcionalidades do que um E71. Para quem dá mais importância em estar conectado do que possuir várias funcionalidades que nunca são utilizadas, acho minha configuração uma ótima opção. Na medida que for descobrindo coisas legais para se fazer com essa dupla, irei postando aqui.
Post a Comment

5 comentários:

Anônimo disse...

Amigo esse celular Nokia 3120 classic é bom?
Estou pensando em comprar um, gostaria de saber se ele tem toques em MP3, se a bateria é boa, se o sinal dele é bom?
Ouvi dizer que ele arranha muito facilmente é verdade e que esquenta demais ao falar.
Se puder responder ficarei muito agradecido
Obrigado pela atenção
Márcio

João Marcelo disse...

é um celular. de fato arranha fácil, mas com cuidado dura muito. em relação a esquentar, não percebi isso ainda. como mp3 player ele é muito bom também, a bateria dura um bom tempo, agora como é celular, quanto mais você fizer com ele (bater foto, etc) menos tempo a bateria durará. na faixa de preço, acho um dos melhores.

Diego Meneghetti disse...

Olá João Marcelo,
Tenho um n810 (também do Submarino, numa promoção por $500) e estou em busca de um celular 3G para funcionar como modem. Você ainda está com a configuração n800 + 3120 classic? O celular funciona bem como modem?
Estou cogitando comprar, pois no site da Vivo está por $160. Falta sua opinião!
abraço e parabéns pelo blog.

João Marcelo disse...

uso sim cogu e funciona muito bem. o problema é apenas que a qualidade do sinal 3G no brasil ainda está muito fraca. mas quando consigo um bom sinal, em especial nas regiões metropolitanas, a conexão flui muito bem, dá para ver youtube e coisas mais carregadas.

Eduardo disse...

Por acaso tenho os dois por motivos quase iguais! Comprei o n800 na época da liquidação no Submarino e o 3120 pra usar com um fone bluetooth que comprei no dealextreme! Dupla perfeita mesmo!