terça-feira, agosto 02, 2016

Abrindo Vários Arquivos no Editor Vim

Quando se fala em Vi ou Vim, o argumento a favor do seu uso afirma que o editor está presente na maioria das distribuições. Dessa forma, ao encontrar um novo sistema, é mais provável que o administrador acostumado ao Vim se sinta em casa. Esse argumento não deixa de ser verdade, visto que até distribuições para embarcados incluem o Vim. Porém, não é só por ser ubíquo que o Vim deve ser usado. Se compará-lo com outro editor mais simples (e cada vez mais comum) como o nano, percebe-se que enquanto este último pretende ser um 'quebra-galho', o Vim não deixa nada a dever em relação a outros editores bem mais parrudos em funcionalidades. Isso sem exigir muito dos recursos do sistema, sendo bastante econômico no uso da memória principal.

Grandes poderes trazem grandes (responsabili|dificul)dades. Sou usuário do Vim há muito tempo e não são poucas vezes nas quais quem está na mesma sala pode imaginar que estou batendo no teclado. Depois de muito quebrar a cabeça, resolvi aprender de fato alguns truques do editor. Uma funcionalidade que acho muito importante é a capacidade de trabalhar em vários arquivos ao mesmo tempo. O que geralmente fazia era abrir várias abas no terminal do Gnome. Porém, acho uma solução longe da ideal, pois para recortar e colar texto de um arquivo para outro, você precisa utilizar o mouse. Após um pouco de pesquisa encontrei as dicas abaixo que me foram bastante úteis ao trabalhar com vários textos.

Trabalhando com Vários Buffers

No Vim, cada arquivo aberto é representado por um buffer. Imagine que o buffer é a espaço na memória que o texto está armazenado. Portanto para abrir um arquivo, devemos criar um novo buffer.
Abrir um novo arquivo em um buffer = :e teste.txt
Após abrir vários arquivos, podemos listar quais são os buffers ativos.
Listar buffers abertos = :ls
Para editar um arquivo diferente, devemos alterar a visão para o seu buffer .
Mudar o buffer = :b teste.txt ou :bN, sendo que N é o número do buffer listado por :ls

Trabalhando com Janelas

Outra possibilidade interessante, principalmente se você tiver um monitor com várias polegadas, é dividir a tela e exibir vários buffers ao mesmo tempo.
Repartir a janela na horizontal = Ctrl-W s ou :split
Repartir a janela na vertical = Ctrl-W v ou :vertical split
Navegar entre as janelas = Ctrl-W w
Fechar a janela atual = Crtl-W c

Manipulação de Tabs ( a partir do Vim7 )

Se você estiver com uma versão recente do Vim, o uso de tabs vai deixar o editor parecido com o gedit ou kwrite.
Abrir um arquivo em nova tab = :tabe [caminhodoarquivo]
Ir para a próxima tab = :tabn
Ir para a tab anterior = :tabp

Com essas dicas, acredito que sua produtividade no Vim será bem melhor!!!

Fonte: StackOverflow


Post a Comment

Nenhum comentário: