terça-feira, março 28, 2006

Plataforma de Desenvolvimento Livre.

Nao existe uma plataforma de desenvolvimento livre no mercado cearensa ou ate brasileiro . O mundo vira em torno de .NET ou Java . A ultima mantem um bom relacionamento com o mundo do open source , pegando carona em projetos como o Tomcat e Ant do Apache Group e a propria IDE Eclipse . Mas o seu nucleo , sua base que e a maquina virtual escrita em C continua fechada como sempre foi .  A especificacao e aberta , existindo varias tentativas de criacao de uma maquina virtual licensiada via GPL ( exemplo , http://www.kaffe.org/ ) . Mas nenhuma consegue ter a eficiencia da mantida pela SUN .

Assim sendo , nao sera um pouco de hiprocrisia achar que o mundo livre ja apresenta uma opcao de desenvolvimento completa ? Nao seria um relaxamento com uma empresa amigavel que ja prestou servicos a comunidade ( NFS ) ? Em termos de liberdade , nao ha uma diferenca muito grande entre o .NET e JAVA quando se observa apenas o programa em si que e armazenado na memoria . No mundo real , a diferenca e gritante . A SUN possui grandes projetos em codigo aberto , como o Sun Grid Engine e o Open Solaris , e foi dela que saiu o OpenOffice , hoje a principal suite de aplicativos para escritorio livre . A abertura tambem se abrange ao hardware da empresa , que recentemente anunciou que vai abrir a arquitetura das maquinas SPARC . Talvez seja uma estrategia para seduzir a comunidade , mas tambem pode ser passos para uma abertura cada vez maior ate a liberacao da JVM . Se isto realmente ocorrer um dia , pode ter certeza que ela ira evoluir tanto que .NET pode dar adeus ao nosso mundo .

Porem , no primeiro mundo , cada vez se fala mais em Python . Atualmente , mas como uma parceria para linguagens "maiores" , atraves do JPython e do Python.NET ( eu inventei este nome , mas vi que a Microsoft liberou algum suporte ao python na plataforma , so nao sei ate onde ) . Quem sabe uma dia ela cresca e passe a ser a Deus Ex Machina dos desenvolvedores . Ha tambem Ruby . Os proximos anos serao muito interessantes .


Post a Comment

Nenhum comentário: