quinta-feira, março 30, 2006

A gigante demora para se mover , mas caso vença a inércia , o estrago é maior.


Orkut , Gmail , Google Pages , Google Earth , Google Desktop . Muito maravilhosos , bastante criativos , revolucionários . A emrpesa ainda por cima financia vários projetos em SL , a outra nova onda do momento . Então , é o fim da Microsoft ? Pode muito bem ser o fim sim , desde que ela não consiga vencer a inércia .

Uma empresa  enorme como aquela com certeza há tempos perdeu a capacidade de inovar . Tudo aquilo de novo e revolucionário que estaria no vindouro Vista foi retirado e procastinado ( o famoso WINFS , por exemplo ) . Qualquer nova tentativa de revolução tem que ser digerida por uma engrenagem enorme e enferrujada . O jeito então é pegar boas idéias comprovadas dos outros e tentar fazer melhor . Foi assim com o Windows , idéia roubada da Apple . XBOX de certa forma pega carona num modelo estabelecido pela Sony e Nintendo .  Não vamos esquecer é claro da Netscape . Até o Hotmail foi uma aquisição .

A vítima da vez será o Google . Todo o dia surgem notícias de uma nova ferramenta do Google sendo copiada por  Redmond . Windows Live é um exemplo . Novamente , a gigante parece sair do seu sono e com um movimento brusco e até mesmo desajeitado irá esmagar qualquer concorrência em serviços inteligentes na WEB . Mas será que o pessoal da Google é tão bobinho quanto os inimigos anteriores ?

A bolha da Internet ensinou muita coisa . Este pessoal que manda no Google não é bobo não , tem tanta experiência em negócios quanto qualquer magnata da Microsoft . Temos também a velha Apple , com um OS X que tem tudo que o Vista promete ter e já é bastante estável . O movimento da empresa em direção aos chips Intel é outra boa jogada . Que sabe um dia Steven Jobs não decide suportar 100% uma versão do OS X para o PC ? Eu adoraria ter o OS X aqui em casa .....

Por último e talvez sendo o mais importante , temos o Software Livre . A maioria das grandes empresas de uma forma ou de outra utiliza ou apóia o SL . Menos a Microsoft . Pode não ser a maneira dominante e exclusiva de produzir software , mas com certeza será uma relevante .

Resumindo , não vai ser tão  fácil copiar e colar para a Microsoft desta vez.

Post a Comment

Nenhum comentário: