domingo, outubro 29, 2006

Configurando a Placa ATI do meu Notebook Toshiba Satellite M55-S139 no Slackware 11

Nunca fiz muita questao de ter uma placa de video poderosa, tanto que no meu desktop eu tenho apenas 8mb de ram na placa de video. Sempre achei meio futilidade. Mas quando comecei a usa meu notebook sabendo que ele tem uma placa ATI RADEON, resolvi configurar pelo desafio. Tinha acabado de instalar o Slackware 11 nele, queria estar com tudo em cima.

Os melhores drivers sao os proprietarios da ATI, que permitem aceleracao 3d total. No fim das contas voce acaba carregando um modulo binario que somente a ATI revisou e testou, sendo uma parte nao tao confiavel quanto o resto do kernel. Em um servidor, eu realmente ficaria sem aceleracao 3d. Mas ninguem usa aceleracao 3d em servidores, levando em conta que laptops sao para uso pessoal, considero usar este modulo proprietario um mal menor, mas espero que com a compra da ATI pela AMD, ela passe a liberar o codigo dos drivers, fazendo todo mundo mais feliz.

Eu segui o seguinte tutorial :

http://falcon-dark.blogspot.com/2006/02/notebook-linux-e-drivers-ati-o-fim-da.html

E baseado no Mandriva, mas funcionou quase perfeitamente no Slackware. Seguindo ele, fiz a aceleracao funciona como root, mas nao como usuario normal. Para resolver o problema, pesquisei em :

http://gentoo-wiki.com/HOWTO_ATI_Drivers

Em termos de configuracao de hardware, o wiki do gentoo fornece as melhores informacoes. Cada vez mais acabo parando por la. Tenho certeza  que seguindo estes dois links, qualquer pessoa que use slackware é capaz de realizar a instalacao sem mais problemas.

[]'s


O Yahoo! está de cara nova. Venha conferir!
Post a Comment

Nenhum comentário: