segunda-feira, outubro 30, 2006

Facilidade demais talvez leve a burrice generalizada.

Instalei o Visual Studio 2005 .NET no meu notebook, no Windows 2003 Server. Neste laptop eu tenho o Windows XP Pro para meus irmaos, o Server 2003 para aprender e o Slackware 11 para usar. Para o pouco desenvolvimento que faco, eu uso o Eclipse, tanto para Java quanto para C/C++. Em Perl, faco no vi mesmo, fica mais facil enxergar o resultado do script. Assim sendo, nao sou um grande desenvolvedor, que utilize todos os recursos que a IDE fornece. Tambem nunca fiz parte de um grande projeto de desenvolvimento, o maximo que ja fiz foram as implementacoes das arvores B e 2-3-4 para uma disciplina da graduacao. Confesso que certas tarefas como interface grafica me dao uma preguica enorme, nao gosto nem de pensar.

Entao talvez nao seja a pessoa ideal para falar sobre uma IDE, mais ainda sabendo que visao sobre solucoes proprietarias esta longe de ser imparcial. Mas como o pais e livre, falo o que quero, ler quem quer. Minha primeira impressao sobre o VS .NET e que ele e uma ferramente excepcional, que facilita e muito o processo de programacao. Um dos primeiros exemplos quando voce abre o ambiente e sobre como criar uma aplicacao e automaticamente transporta-la para a web, desktop e dispositivo movel. Lembre que web para o VS significa IIS, desktop e sinonimo de windows e disposito movel e so aquele que executa Windows CE. Mesmo que excessoes sejam feitas, tenha certeza que tudo e otimizado para estas plataformas. E uma desvantagem, mas o ganho de produtividade deve ser enorme, devido a facilidade das coisas. Porem, talvez ai que more o perigo.

Veja bem, veja bem. Para, digamos, oitenta por cento das aplicacoes hoje, principalmente sendo o que e o Ceara e o Brasil, uma solucao just-in-time/pret-a-porter como o VS .NET ou um Eclipse Pluginado sao otimas. Aplicacoes que ficarao pouco tempo no mercado, logo serao substituidas, nao lidam com problemas realmente criticos ( realmente criticos mesmo ). Nestas situacoes, geracao automatica de codigo nao e um problema. Nos outros vinte por cento, duas questoes primordias surgem: Desempenho e Seguranca.

Nao estudo IA, mas acho que ainda estamos muito longe de uma maquina que saiba programar tao bem quanto o homem. No que dia que existir tal automato, e bom ficarmos com medo. Ate la, codigo de maquina e mais tapa buraco, tentativas de evitar o esforco da repeticao. Mas acho que estas muletas acabam tornando o codigo mais lento, principalmente quando elas tomam parte importante no desenvolvimento da estrutura em si do projeto. E falar de seguranca e repeticao. Garanto que falhas encontradas em uma aplicacao VS.NET nao sao dificeis de serem encontradas em outros projetos da mesma plataforma.

E a uniformizacao do pensamento que torna o mundo perigoso. O programador nao e mecanico nem eletricista, e um criador. Como criador, precisa pensar, mergulhar no universo de sua aplicacao e ser bem, mas muito bem pago por isso. Nao e um servico qualquer, e arte. Arte profissionalizada, que tem que obedecer prazos e metas, mas mesmo assim arte.





Post a Comment

Nenhum comentário: