quinta-feira, dezembro 18, 2008

A Semantic Framework for Integrated Asset Management in Smart Oilfields

Autores: Ramakrishna Soma e Amol Bakshi, Universidade do Sul da Califórnia.

Acabei de ler esse artigo publicado no IEEE CCGrid 2007. Ele fala sobre Integrated Asset Management (IAM) de campos de petróleo. Segundo os autores, as ferramentes de TI atuais apenas se preocupam em realizar simulações em dados dos campos, sem nenhuma gerência do usuário antes do fim dos experimentos. Os sistemas de IAM procuram oferecer serviços mais ricos para a execução de simulação. Dentre suas atribuições temos:

  • Gerência do modelo de simulação
  • Integração de dados na simulação e análise de cenários
  • Atualização e refino dos modelos de simulação

Para atingir tais objetivos com qualidade, existe a necessidade de fornecer ao especialista do domínio de operação, nem sempre conhecer de assuntos da ciência da computação, um meio para interagir de forma transparente com recursos computacionais. Para tal, foi criado um sistema que, a partir das definições iniciais do especialista capturadas em um meta-modelo, é capaz de gerar automaticamente um ambiente de modelagem de simulações específico ao domínio. Inicialmente uma ferramenta proprietária foi usada para tal propósito (Generic Modeling Framework). Uma nova solução foi procurada, utilizando as tecnologias de web semântica para definir ontologias que facilitassem a integração de dados, já que a ferramenta proprietária utilizava um formato de arquivo binário também proprietário.

A principal contribuição desse artigo é facilitar para o usuário leigo a definição de tarefas para a grade. Porém, nele não é a apresentada uma implementação de como criar serviços e iniciar a execução em uma caixa de ferramentas de construção de grades conhecida.  Fica a opção de observar as referências em busca de outros artigos dos mesmos autores que tratem dessa parte.



Post a Comment

Nenhum comentário: